Recrutar, uma arte delicadaVocê precisa substituir um colaborador ou criar um posto para absolver uma carga de trabalho adicional?

AllIsometricSept-04
Coach SkillsForge

Encontrar colaboradores cuja as competências são necessárias para a atividade de uma empresa não é uma arte difícil.

Os fatores humanos intervêm nos processos de recrutamento.  Por isso, saber recrutar requer o domínio dos processos, dos métodos, técnicas e ferramentas para se ter êxito. Caso não, as consequências podem ter impactos negativos em termos financeiros e organizacionais.

Então, para que o processo de recrutamento tenha êxito, há necessidade de que você seja rigoroso desde o início ao fim do processo.

A etapas do recrutamento

O processo de recrutamento compreende 3 etapas: a preparação do recrutamento, a condução concreta do recrutamento e a integração do candidato escolhido.

Etapa 1: preparação do recrutamento

Esta etapa é indispensável para compreender as necessidades do cargo e o perfil adaptado e também para definir os meios de recrutamento para que você atinja o perfil desejado. Ela envolve três momentos. Primeiro, você precisa definir o cargo de trabalho.  Em seguida, elaborar o perfil do candidato ideal, as suas qualificações e as suas competências. E, finalmente, escolher os métodos e os canais de recrutamento.

Etapa 2: condução do recrutamento

Esta é etapa operacional do processo de recrutamento e trata-se da procura e seleção dos candidatos que se desenvolve em quatro momentos.

Em primeiro lugar é a preparação da campanha de sourcing, em seguida preparação do processo de seleção, o lançamento do recrutamento e, finalmente a seleção das candidaturas.

Etapa 3: Integração do/a novo/a colaborador/a

Nesta fase crucial do processo de recrutamento, trata-se de acolher o/a novo/a colaborar/a e realizar as formalidades administrativas.

Ao longo dessas etapas, o candidato como ser humano, deve ser respeitado e reconhecido enquanto tal. Isto é, considerar o humano no coração do processo de recrutamento. É uma arte.

  • Growth through innovation/creativity:
    Rather than be constrained by ideas for new products, services and new markets coming from just a few people, a Thinking Corporation can tap into the employees.
  • Increased profits:
    The corporation will experience an increase in profits due to savings in operating costs as well as sales from new products, services and ventures.
  • Higher business values:
    The link between profits and business value means that the moment a corporation creates a new sustainable level of profit, the business value is adjusted accordingly.
  • Lower staff turnover:
    This, combined with the culture that must exist for innovation and creativity to flourish, means that new employees will be attracted to the organization.
Layer 1
This website uses cookies and asks your personal data to enhance your browsing experience.