Mude o seu filtro perceptivo e viva melhor

Nós percebemos a realidade através dos nossos sentidos.  A realidade em si é muito mais do que vemos, ouvimos, sentimos, cheiramos, provamos, etc. A representação mental que fazemos da realidade através dos nossos sentidos é o mapa do território, ou seja, nós apreendemos de mapas internos que fazemos deste território. Nós não conhecemos o território e, por conseguinte, pensamos que o mapa é o território.  O mapa que eu faço do mundo externo é diferente daquele que você faz do mesmo mundo. Como você já se apercebeu, a realidade para cada um de nós é o mapa que fazemos. A minha realidade é diferente da sua realidade e nós reagimos ao nosso mapa da realidade, não à realidade em si.

A maneira como você decide representar a realidade na sua mente é o que dá significado à realidade. Vamos supor que você e eu participámos de um mesmo evento. Nossos mapas podem ser muito diferentes, dependendo dos nossos filtros. Se nós discutirmos sobre o evento, nós não estaremos a discutir sobre o evento em si, mas sim sobre as nossas interpretações do evento. Isto é, estaremos a discutir sobre os nossos mapas do evento.

Na verdade, os nossos sentidos funcionam como um filtro. Este filtro é moldado pelas nossas crenças e nossa experiência passada e dão-nos um mapa do mundo a partir do qual podemos agir, mas um mapa nunca é perfeitamente preciso. Por isso, apesar de nós falarmos das nossas realidades externas, descrevendo o mesmo território, o que eu vivencio é diferente em alguns aspetos daquilo que você vivencia. Como você entende, há uma diferença entre o meu mapa e o seu.

Não obstante esta diferença, o meu mapa é tão válido para mim, quanto o seu é para você. Por isso, não existe nenhum mapa “errado”. O meu mapa, como o seu, é certo.

Todavia, alguns mapas são melhores do que outros para nos orientar pelo caminho. Eles são mais detalhados e conseguimos percorrer o caminho em segurança e chegar ao destino desejado.

O treinamento SkillsForge ajuda-o a mudar os mapas, não a realidade, e ter maior liberdade de ação.

Você está a viver atualmente uma dificuldade ou um problema? Acha que existe mais de um mapa ou forma de perceber esta situação?

Deixe o seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

Como podemos ajudar?

Por favor, deixe-nos saber o que você pretende.
Depois de enviar confidencialmente o seu resumo inicial, entraremos em contacto consigo para confirmar as necessidades do seu projeto pessoal, profissional ou empresarial.

Atravesse cada dia com um pouco mais de escolha

Layer 1
This website uses cookies and asks your personal data to enhance your browsing experience.